BLOG

Violação de privacidade: entenda como recorrer em casos de divulgação de informações pessoais

Em um mundo cada vez mais tomado pelo digital, se tornou comum notícias de vazamentos de dados e golpes que envolvem o roubo de informações pessoais. Mesmo que as empresas responsáveis por manter esses dados a salvo corra para solucionar o problema, diversos usuários acabam com seus dados vazados e divulgados.

De acordo com o Relatório da Atividade Criminosa Online no Brasil, publicado em fevereiro de 2022 pela empresa Axur, 2,8 bilhões de registros foram expostos no ano de 2021. Os ataques aos bancos de dados de empresas são cada vez mais recorrentes, com isso em mente, é importante saber como prevenir e o que fazer caso tenha seus dados vazados.

Cada organização, de acordo com o seu porte, deve possuir equipes que atuem no tratamento de incidentes de segurança da informação. Mas também é indispensável que você proteja seus dados de forma remota. O principal é não confiar em sites suspeitos ou colocar senhas fracas e fáceis de serem decifradas.

privacidade

Para receber indenização em caso de danos ocorridos por conta do vazamento dos seus dados pessoais é indispensável que se apresente provas de que esse vazamento prejudicou a sua imagem ou vida pessoal. Apesar de ser uma falha indesejável no tratamento de informações pessoais, o vazamento de dados não tem a capacidade, por si só, de gerar dano moral indenizável.

Dados como data de nascimento, nome completo, endereço e documentos pessoais podem não ser julgados como indenizáveis. É importante que, nesses casos, seja acionado um advogado especializado para te auxiliar no assunto, dessa forma, fica mais fácil de entender como prosseguir com o processo caso você tenha seus dados vazados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Abrir chat
Posso ajudar?
Olá, posso ajudar?