BLOG

Voo atrasado? Saiba como lidar com a burocracia e exigir seus direitos

Mesmo seguindo um cronograma organizado, é comum que um voo acabe atrasando ou até mesmo sendo cancelado. É importante estar preparado para essas situações, afinal, você tem direitos para serem reivindicados em caso de atraso no seu voo. Separamos alguns de seus direitos para você estar por dentro de tudo caso enfrente essa situação em uma futura viagem.

O atraso dos voos, embora desagradáveis, são causados muitas vezes por fatores de segurança, entre eles: conflitos externos ou desastres naturais, problemas meteorológicos, passageiros desaparecidos (já realizou o check-in, despachou a bagagem e está com o cartão de embarque, só não entrou no avião), entre outros.

Essa situação se torna ainda mais desconfortável quando se trata de um voo atrasado com conexão, pois um atraso no início do trecho pode atrapalhar o restante do seu cronograma de viagem.

Em caso de atraso, primeiro, é indispensável buscar a companhia aérea do seu voo para pedir informações sobre o motivo do atraso e uma previsão para o próximo voo. Dependendo do tempo de espera, você pode exigir assistência material, reembolso ou remarcação do voo. Exemplo: em caso de atrasos de 2 horas ou mais, a companhia aérea deve oferecer alimentação ao passageiro prejudicado.

Você tem direito a indenização se o atraso do voo chegar a 4 horas ou mais, também é possível solicitar caso deixe de viajar por conta do atraso.

Em caso de cancelamento, segundo a Anac, a companhia aérea tem um período de 72 horas antes da data e horário do voo para fazer qualquer alteração no trecho sem ser responsabilizada pela Anac ou qualquer outro órgão. Quando essa alteração no voo acontece com antecedência maior do que 72 horas, a empresa poderá oferecer apenas a opção de emitir um voucher no valor do bilhete, remarcar o voo ou efetuar o reembolso.

Se você quer exigir seus direitos, é importante guardar todas as provas relativas ao atraso do voo, como comprovantes de compra ou de embarque, comunicações com a companhia e gastos extras.

Se passou por uma situação de atraso ou cancelamento nos últimos 5 anos, mas não reivindicou seus direitos, procure um advogado para te auxiliar no processo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Atenção!

Cuidado com tentativas de golpe: Não entramos em contato pelo WhatsApp pedindo dinheiro com pretexto de recebimento de "taxa". Fique atento e desconfie de mensagens suspeitas.

Abrir chat
Posso ajudar?
Olá, posso ajudar?